Profissionais da educação do município de Nova Ramada estiveram reunidos na última terça-feira a noite, para acompanhar os resultados da avaliação do SAME (Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica) realizados em outubro do ano passado, em contrato assinado entre o município de Nova Ramada e a UNIJUÍ. As professoras Isabel e Taize, coordenadoras das áreas de matemática e língua portuguesa pela UNIJUÍ, coordenaram os trabalhos da noite compartilhando os dados disponíveis na plataforma. Os resultados, a partir do nível de proficiência (avançado, proficiente, básico, insuficiente), são organizados em uma escala e apresentados a partir da plataforma, com escopos diferentes ao gestor municipal, gestor escolar e professor da turma, por disciplina. Para os dados de 2023, foi incluída a funcionalidade de identificação dos alunos que tenham alguma necessidade especial, pois todos os matriculados e presentes no dia da aplicação da avaliação realizam a mesma. Além disto, estão disponibilizados cadernos de apoio para os professores, auxiliando no planejamento efetivo da escola e município. É o terceiro ano consecutivo que Nova Ramada participa do SAME e a cada ano percebe-se uma evolução crescente e positiva em relação aos dados apresentados.